quarta-feira, 22 de outubro de 2008




Crônica: Uma Divindade africana em Holywoody


Hoje me deparei com uma divindade africana sendo mostrada num personagem de filme americano. Personagem originário das histórias em quadrinhos, mais precisamente denominado "X-men. Até o momento não havia observado nenhum personagem em tempo algum da mitologia africana sendo desenvolvido no cotidiano de entretenimento. Ao longo dos anos foram mencionados algumas divindades de outras Nações, como por exemplo Thor o Deus do Trovão da mitologia nórdica, Zeus da mitologia grega e outros sendo mudado apenas algumas de suas características divinas para serem melhores adaptadas a um roteiro maleável ao olhos dos consumidores de leitura de ficção.
O personagem a qual me refiro no filme X-men se chama Ororo codinome "Tempestade"não fiz a comparação aleatoriamente me baseei nas características do personagem sendo de origem africana e com poderes climáticos sendo os principais o domínio dos raios e os ventos e prostando uma estranha cabeleira
branca. Perante aos dados que passo, aos mais religiosos de cultura africana estaria comparando Ororo "Tempestade" com a divindade africana Oyá, deusa dos ventos e tempestades, não até certo ponto, procurei algo mais concreto para me basear. Alguns fatos mencionados por uma autora americana Judith Gleason no seu livro – OYA "Um louvor à Deusa Africana" ela cita sobre uma outra deusa africana, quase esquecida aos olhos ocidentais da região de Bambara do alto Níger de nome Nyalé com dons divinos iguais a Oyá mas com certas atribuições comparativas particulares ao personagem fictício Ororo.
Como em alguns itãs sobre ela mencionam - Nyalé "uma mulherzinha de cabelos brancos ". Iguais como aparece Ororo nas revistas em quadrinhos e nos filmes de película.
Havendo uma mudança radical nos valores teológicos dos bambarás impostas pela inclusão de outras doutrinas religiosas predominantemente islâmica eles ainda retém lembranças de uma cosmologia elemental, mesmo banida do esquema ideal de adoração, a divindade Nyalé se retirou para o submundo rebaixada de deusa a feiticeira. Assim também se comporta Ororo em suas aventuras nas histórias em quadrinhos e película usando seus poderes elementais para fazer o bem. Nascida com dons especiais e vista pela sociedade como uma aberração.
Há também em suas narrativas fatos que mesclam o cotidiano ocidental com a cosmovisão africana em relação do personagem desenvolver uma simbiose com a natureza dando alusão que se houver um desequilíbrio desta, haverá também em seus poderes. Mas o importante de tudo isso é que o personagem Ororo "Tempestade foi bem elaborado mesmo não sendo baseado na divindade africana Nyalé (Oyá) foi demonstrado em suas características dons bastantes divinos se mesclando deusa e heroína e deixando o mundo conhecer que a África com toda sua magia transporta para outras terras, Divindades que se transformam em Heróis.


Eduardo de Òsàlá




Fontes:Gleason, Judith – Oyá "Um louvor à Deusa africana" ed.Bertrand Brasil
Ribeiro, José –Mágico mundo dos Orixás – ed.Pallas

Um comentário:

Gabriel Carvalho disse...

Nyalé,segundo Judith,é irmã de Oyá,governando o tempo seco típico do Alto Níger,onde a água da chuva evapora rapidamente.Axé